A linha da frente no restaurante
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O serviço no restaurante, não é o serviço de mesa. É um dos vários serviços que constituem o serviço do restaurante. Entre os vários, conta-se o serviço de cozinha, o serviço de pastelaria, o serviço de bar, o serviço de reservas, o serviço de limpeza, o serviço de armazém, o serviço de acolhimento, o serviço de atendimento ao cliente, o serviço de venda, o serviço de vinhos, etc. O “serviço” que é percebido, sentido e usufruído pelo cliente, é um serviço de coletivo.
O bom serviço deve resultar da eficaz organização e da interação bem oleada dos serviços, que cria valor à experiência do cliente, a qual merece, do restaurante, toda a responsabilidade e gratidão por este ter decidido entrar. Por honrar o restaurante com a sua presença. É o cliente, o bem mais precioso do restaurante. Não é o chef, não é a comida, nem o vinho, nem tão pouco o candeeiro xpto, é o cliente! O cliente é o órgão vital do restaurante. E não tem a obrigação de entrar. Escolhe e decide onde quer ir! Mais uma vez, o cliente, ao entrar no nosso restaurante, é uma honra suprema!!
No combate ao CIVID-19, existe a linha da frente. São os profissionais de saúde em contato direto com os enfermos. E recebem aplausos pela dedicação e esforço. Os empregados de mesa, a equipa de sala, são a linha da frente do restaurante. São quem materializa perante o cliente a afinação ou desafinação da máquina do restaurante. E não recebem aplausos!