Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a brindar sem água

"Vinho não é bebida alcoólica! É paisagem, história, etnografia, inspirador e coligado no evoluir do Homem. Tudo isso falado no copo!" - Eu

a brindar sem água

"Vinho não é bebida alcoólica! É paisagem, história, etnografia, inspirador e coligado no evoluir do Homem. Tudo isso falado no copo!" - Eu

Casa da Gazalha 2017

27.04.20 | manuel

Casa da Gazalha  (1).jpg

Não se deixem levar pela aparente trivialidade da efusiva “agulha” deste vinho ao cair no copo! Sem dúvida que é uma das mais reconhecíveis manifestações do “típico” vinho branco da DOP Vinho Verde. Este vinho oriundo da sub-região do Sousa, em Penafiel, tem como curiosidade, o fato de ser um dos poucos a ser feito 100% com a uva Trajadura. É-lhe bem conhecida a parceria com o Alvarinho. Mas neste vinho não.


Levamos o copo ao nariz e pomos de imediato um sorriso na cara. Porquê? Simplesmente pelo fato de exibir, de imediato, alegre vivacidade e jovialidade aromática! Algo expectável, dir-se-á. Contudo, se prestarmos atenção, é um vinho com três anos, e oriundo de uma das vindimas mais acaloradas de sempre, e ao apresentar esta fresquidão, é mesmo muito animador. E esta casta, a Trajadura, não é conhecida propriamente por preservar a acidez. Este vinho, não tem qualquer vestígio de cansaço ou aborrecimento! Orgulhoso, exibe boa dose de fruta, muito limpa, a típica maçã e pêra, ténue no tropical, tudo a soar a afinado e sem exibicionismos.


Seco ao toque na boca, provoca-nos pelo inesperado volume de boca, deixa a boca cheia de suculenta fruta, desempenho de prova fascinante se atendermos aos ligeiríssimos 10,5% de volume alcoólico. Impecável! Nada fiel a receituários, ainda mais, sendo casta de diminuta acidez, mais uma vez, capta-nos a atenção pela genica, pela bem notória e viva acidez, a refrescar toda a prova, de ponta a ponta.
Junta ao classicismo do estilo refrescante, uma estrutura e aprumo, próprio dos bons vinhos. De fácil apreciação, mas nada trivial. A não beber gelado, fica bem entre os 8ºC e os 10ºC.
PVP: 5,40€

Classificação: Bebe-se como se nada fosse!