Queijo da serra não existe!
Dizem-se os portugueses muito conhecedores dos produtos nacionais e adoram queijo da serra. Dizem que é muito bom! Mas pergunto, queijo de qual serra? Pois, é que entre picos e serras, em Portugal, que vão dos 261 metros de altitude aos 2351 metros, existem quase uma centena.
Bem sei que quem diz queijo da serra, se refere a queijo produzido na Serra da Estrela. Muitos amigos meus passam por lá, e brindam-me em ocasiões sociais, com justificado orgulho hospitaleiro, e colocam na mesa o suposto queijo da serra. Pois sabem que sou algo fanático por queijo. Mas infelizmente para eles, pego no queijo e pergunto onde é que no queijo está mencionado a famosa serra? Pois não está! Mas respondem, que o compraram por lá quando de visita. Bem sei! – respondo. Mas este não é Queijo Serra da Estrela DOP. O verdadeiro! E não é queijo da serra que se chama, o certo é Queijo Serra da Estrela DOP! E o DOP certifica é elaborado de acordo com os critérios que defendem a tipicidade. Já provei queijos espetaculares dessa zona não certificados, com certeza, mas não eram Queijo Serra da Estrela DOP. Eram queijos bons, sem dúvida.
Queijo Serra da Estrela é o nome certo, quando nos referimos a esse queijo em particular e não queijo da serra.
Pequena transcrição da descrição oficial, com bold nas principais consistências, pois este queijo não é somente "amanteigado".
Descrição: O queijo Serra da Estrela DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. Trata-se de um queijo curado, que pode apresentar pasta semi-mole amanteigada e cor branca amarelada (Queijo Serra da Estrela) ou, pasta semi-dura a extra-dura de cor laranja acastanhada (Queijo Serra da Estrela Velho).
Abaixo, alguns verdadeiros Queijo Serra da Estrela DOP
https://www.queijosportugueses.pt
Este é um site bem feito que ajuda a conhecer e a servir os queijos portugueses.