Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a brindar sem água

"Vinho não é bebida alcoólica! É paisagem, história, etnografia, inspirador e coligado no evoluir do Homem. Tudo isso falado no copo!" - Eu

a brindar sem água

"Vinho não é bebida alcoólica! É paisagem, história, etnografia, inspirador e coligado no evoluir do Homem. Tudo isso falado no copo!" - Eu

Quinta de Pancas Chardonnay Reserva 2017

03.05.20 | manuel

 

peixe e quinta de pancas.jpg

 

Este vinho de Chardonnay, bem ponderado de sensações aromáticas, sente-se alguma fruta madura, acácia e sem protagonismo de madeira, mas a sentir-se nos delicados frutos secos e tostados. Os pratos não devem por isso ser muito exuberantes, as sensações caramelizadas suaves serão as indicadas. Algumas especiarias e ervas aromáticas, darão suporte e integração muito feliz.


Na boca é muito sensato na construção, tem corpo mas é fluido, cremoso e suculento de fruta, frescura ácida a manter a agilidade do conjunto, com ligeiro amargo final. Na relação com gastronomia, pratos de média suculência, ingredientes de textura não muito cerrada, menos fibrosa, funciona bem na parceria com colagénio de proteínas, pela untuosidade que possui. Ligeiros confitados, estufados suaves, grelhados e algumas confecções de forno, sem exagerar na caramelização de crosta. Pelo facto de não ser vinho muito expressivo, ajusta-se vários tipos de sensações aromáticas. Beneficia de sensações crocantes no prato, sejam da confecção, ou ingredientes como crumble, ou legumes al dente, e ervas frescas. No ideal pratos e ingredientes de alguma elegância, para condizer com a finesse do vinho. Queijos de alguma cura e semi-amanteigados ou queijos de cabra, merecem louvor sensorial.
No geral, para pratos de temperatura fria, o vinho a ser servido a rondar os 10ºC de temperatura, pratos tépidos ou provenientes das técnicas de calor seco, servir por volta dos 12ºC.

quinta de pancas.jpg

 

Pratos (propostas)

Entradas

Bola de Bacalhau; Vieiras Coradas; Camarões Panados; Quiche Lorraine; Maionese de Frango e Abacate

Peixes

Bacalhau à Gomes de Sá; Caldeirada à Algarvia; Arroz á Valenciana, Açorda de Marisco; Robalo com crosta de broa


Carnes

Coelho Frito; Bifinho de Peito de Perú Corado; Entremeada grelhada; Dobrada com feijão
Vegetariana Pizza de abóbora e seitan; Ravioli de ricota e cogumelos Paris; Bulgur com legumes corados


Queijos

Rabaçal Semi-Duro; Cammembert; Queijo São Jorge DOP 9 meses; Queijo de Cabra do Pinhal Maior


Charcutaria

Bucho da Sertã; Paio de Beja IGP; Fiambre de Peito Peru Forno de Lenha com Ervas;


Sobremesa

Alcomonias; Biscoito de Castanha; Bolinhos de côco.