Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a brindar sem água

"Vinho não é bebida alcoólica! É paisagem, história, etnografia, inspirador e coligado no evoluir do Homem. Tudo isso falado no copo!" - Eu

a brindar sem água

"Vinho não é bebida alcoólica! É paisagem, história, etnografia, inspirador e coligado no evoluir do Homem. Tudo isso falado no copo!" - Eu

TERROIR, MAS AFINAL ISSO É O QUÊ ?

08.08.18 | manuel

TERROIR.jpg

 

Com certeza, não há palavra enófila mais glamorosa que “terroir”.

Palavra empurrada pelo “chique” infalível do debitar de um termo que soa a entendido. O “terroir, isto”, o “terroir, aquilo”. Ou, “Ah! Aí está o terroir daqui e dacolá! “

Afinal, o que é isso do “terroir”?

Então, “terroir” é um termo francês que representa o conjunto de fatores que influenciam a vinha, a qualidade da uva, contribuem decisivamente para personalidade e caracter do vinho. Funciona assim como que impressão digital de uma área de produção, ou região.

Quais, então, os elementos fundadores do conceito de “terroir”?

Desde logo o Homem - (agricultor, produtor, vitivinicultor, enólogo) - através da sua compreensão e adaptação ao meio onde está inserido.

Clima, que é fundamental. Determina as condições boas ao desenvolvimento da videira

Igualmente o Solo, que através da textura, drenagem, profundidade e geologia, criam suporte à videira, proporciona água e elementos nutritivos (orgânicos e minerais)

Também a Topografia, ou seja, a altitude, o relevo e exposição solar, influenciam o estilo do vinho, assim como os equilíbrios ao longo do ciclo vegetativo da videira.

As Práticas Culturais, refere-se à plantação, à condução da videira, a poda, a escolha das castas, são determinantes no rendimento da planta e na qualidade do fruto (bagos).

A Tipologia de Vinificação, que faz a transposição das condições naturais, para a adega. Ou seja, o enólogo, que ao fazer o vinho, com as uvas que recebeu de certa origem, procura colocar na garrafa e no copo a expressão, maior ou menor, dos fatores descritos.

Todos estes elementos combinados contribuem e compõem o conceito de “terroir”.

TERROIR, é em jeito de resumo, a união entre o Homem e a Natureza, transmitida pelo vinho, quando dele desfrutamos.